segunda-feira, 18 de maio de 2009

Software Educacional

O principal problema em relação à questão do software educacional é que ninguém parece ser capaz de defini-lo com precisão e clareza. Software educacional em minha opinião é todo aquele software que pode ser utilizado como objeto no auxílio de um desenvolvimento de conhecimento.
Existe uma gama muito grande de Softwares Educacionais para cada área especifica (Português, Matemática, Ciências, Geografia, História, Inglês, etc.), mas com algumas dificuldades em conceituar, classificar e estabelecer suas características ou, em qual dos tipos de softwares educacionais eles se encaixariam, o que facilitaria a seleção, utilização e avaliação dos mesmos.
Afirma TAJRA (2001) que o professor precisa conhecer os recursos disponíveis dos programas escolhidos para suas atividades de ensino, somente assim ele estará apto a realizar uma aula dinâmica, criativa e segura. Ir para um ambiente de informática sem ter o programa a ser utilizado é o mesmo que ir dar uma aula sem planejamento e sem idéia do que fazer.
O professor possui o papel de incentivo e direcionador do conhecimento, seu papel principal. É mostrar o caminho para que o aluno se desenvolva, o uso do software auxilia nesse processo.
Software com qualidade é aquele que desenvolve no aluno um pensamento lógico e criativo para as diversas tarefas presentes no software. O software, para ser considerado de qualidade, deve possuir uma concepção sócio-pedagógica clara e bem fundamentada.
Para que a produção de softwares educacionais se torne economicamente possíveis nas escolas, basta os responsáveis pela educação no País investirem no profissional adequado em computação para que, além de dar aulas, ela possa construir softwares educacionais, pois, este profissional já é da área e a escola não precisaria ter mais gastos.

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