segunda-feira, 18 de maio de 2009

Análise de Sotware Educacional

Segue a lista completa:
1. Hot potatoes
2. Open Office Calc
3. Super Logo
4. Winplot
5. Tux Paint
6. Pintando e Descobrindo

Classificação e Análise

1. Hot potatoes
Classificação = Este programas possibilitam a criação de 6 tipos de exercícios interativos para a Web. Compatíveis com todas as versões dos browsers/navegadores Internet Explorer e Netscape e com as plataformas Windows ou Macintosh.
Análise =Um excelente programa para educadores que desejam incrementar suas aulas com exercícios baseados na web.

2. Open Office Calc
Classificação = O OpenOffice.org Calc é uma folha de cálculo (planilha eletrônica) similar ao Microsoft Excel. O Calc possui uma série de funções que não estão presentes no Excel, incluindo um sistema de definição de series para gráficos baseada na disposição dos dados na planilha.
Análise = Tendo em vista que objetivo era fornecer uma alternativa de baixo custo, de alta qualidade e de código aberto, vimos que o proposto foi alcançado.

3. Super Logo
Classificação =Superlogo é uma linguagem de programação utilizada para automação e controle de dispositivos robóticos. Trata-se de um conjunto de comandos ordenados, sob a forma de um programa, que permitem o controle de um objeto (inicialmente, uma tartaruga).
Análise = Os procedimentos de análise e correção no processo de aprendizagem pelo Logo possibilitam a descoberta e diferentes caminhos na solução de problemas, sendo que esses caminhos advêm de um contexto cultural onde não há certo e errado, pois as soluções são pessoais.

4. Winplot
Classificação
= Ferramenta para fazer gráficos 2D e 3D de maneira bastante simples e, intuitiva.
Análise = Este software executa com rapidez e eficiência essas construções gráficas, permitindo verificar imediatamente os efeitos produzidos no gráfico. Traz agilidade nos resultados, excelente para professores da área de exatas.

5 - Tux Paint
Classificação
= Tux Paint é um programa de desenho para crianças. Possui uma interface simples com área de desenho de tamanho fixo, e permite escolher facilmente as imagens gravadas através de miniaturas (sem acesso ao seu sistema de arquivos).
Analise = Ao contrário de outros programas de desenho populares, como o GIMP, possui um conjunto muito limitado de ferramentas. Contudo, proporciona uma interface muito mais simples, além de possuir funções orientadas à crianças, como efeitos sonoros.

6 - Pintando e Descobrindo
Classificação = Software voltado para o público infantil que possui desenhos para colorir.
Análise = Os desenhos estão identificados por pontos e a imagem se forma conforme a tela vai sendo colorida

Proposta de Aplicação de Software

Software 1 – Criando Jogos com Hotpotatoes

1-Tema - A utilização do Hotpotatoes
2-Série atendida - 3º ano do Ensino Médio
3-Objetivos - Proporcionar ao aluno condições para que ele construa seu conhecimento através da pesquisa e reflexão, utilizando a informática como ferramenta para potencializar a aprendizagem.
4-Desenvolvimento da aula
- Criar intimidade com as ferramentas da informática.
- Obter desenvoltura no trabalho com o computador.
- Realizar as atividades propostas que envolvam a utilização do computador.


Software 2 - Pintando e Descobrindo

1-Tema - Utilizando o Software Pintando e Descobrindo para colorir.
2-Série atendida - 3ª série do Ensino Fundamental
3-Objetivos pedagógicos - estimular a percepção visual e a criatividade, trabalhando com as cores primárias e a coordenação motora através da utilização do mouse.
4-Desenvolvimento da aula
- Ideal para as crianças terem um primeiro contato com o computador.
- Além de divertir, ajuda no desenvolvimento da percepção visual, onde o objetivo é descobrir a figura escondida em meio aos traços.





Software 3- Tux Paint

1-Tema - Utilizando o Software Tux Paint para a Disciplina Educação Artística
2-Série atendida - Este tipo de software pode ser usado na Educação Infantil e Ensino Fundamental I
3-Objetivos - Tux Paint é um programa de desenho para crianças. Ele possui uma interface simples com área de desenho de tamanho fixo, e diversas ferramentas de uso muito acessível para as crianças. Possui ainda tarjas explicativas para orientação
4-Desenvolvimento da aula
- Reconhecer a importância do Software Educacional para a educação.
- Os Programas de Desenho e Pintura, desenvolvendo a criatividade e imaginação infantil.- Características adequadas a uma proposta de educação mais construtivista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário