quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Ferramenta: MSN como Ferramentas Pedagógico


Justificativa: O MSN é uma ferramenta que permite fazer conversas on-line, fazendo bastante sucesso com crianças, adolescente e adulto.

Etapas de Desenvolvimento:
Explorando a página do Messenger é fácil perceber que quem tem um MSN também tem um Blog, além disso, possui um e-mail (correio eletrônico que permite enviarmos e recebermos mensagens entre outras ações). E mais você pode fazer conversas via teclado, via voz ou mesmo via vídeo, criar pastas, deixar mensagens off-line, fazer conversas em grupo, podendo enviar imagens, salvar conversas, áudios e vídeos.
Partindo destas informações é possível fazermos, por exemplo: Olimpíada via MSN de qualquer área ou mesmo interdisciplinar a partir de um bom planejamento e da realização de estudos em sala de aula, aplicando perguntas e respostas. É lógico que para que este trabalho se realize se faz necessário um planejamento coletivo e paralelo das atividades.

Sendo assim, é notória a influência do MSN na vida dos adolescentes, partindo deste fato cabe aos docentes fazer uso destas ferramentas de forma pedagógica, buscando explorar conteúdos curriculares de uma forma diferente, interdisciplinar e interativa.
Ao mesmo tempo em que, ofereça aos alunos um novo olhar para estas interfaces da internet, percebendo que não somente é possível conhecer outras pessoas, teclar com elas sobre assuntos quaisquer, mas também compartilhar reflexões e assim, realizar intercâmbio de conhecimentos.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Entenda o que é WEB 2.0

O termo Web 2.0 é utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web --tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. A idéia é que o ambiente on-line se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização de conteúdo.

Mash-ups: Serviços criados pela combinação de dois diferentes aplicativos para a internet. Por exemplo, misturar um site de mapas on-line com um serviço de anúncios de imóveis para apresentar um recurso unificado de localização de casas que estão à venda.

Tagging [rotulação]: Uma versão Web 2.0 das listas de sites preferidos, oferecendo aos usuários uma maneira de vincular palavras-chaves a palavras ou imagens que consideram interessantes na internet, ajudando a categorizá-las e a facilitar sua obtenção por outros usuários. O efeito colaborativo de muitos milhares de usuários é um dos pontos centrais de sites como o del.icio.us e o flickr.com. O uso on-line de tagging é classificado também como "folksonomy", já que cria uma distribuição classificada, ou taxonomia, de conteúdo na web, reforçando sua utilidade.


Ájax: Um pacote amplo de tecnologias usado a fim de criar aplicativos interativos para a web. A Microsoft foi uma das primeiras empresas a explorar a tecnologia, mas a adoção da técnica pelo Google, para serviços como mapas on-line, mais recente e entusiástica, é que fez do Ájax (abreviação de "Java script e XML assíncrono") uma das ferramentas mais quentes entre os criadores de sites e serviços na web.


Adense: Um plano de publicidade do Google que ajuda criadores de sites, entre os quais blogs, a ganhar dinheiro com seu trabalho. Tornou-se a mais importante fonte de receita para as empresas Web 2.0. Ao lado dos resultados de busca, o Google oferece anúncios relevantes para o conteúdo de um site, gerando receita para o site a cada vez que o anúncio for clicado.

Indicadores da Internet no Brasil

Estudo feito pela Everis, consultoria multinacional de negócios e tecnologia da informação, em parceria com a Escola de Negócios da Universidade de Navarra (IESE Business School), e tomando como base as estatísticas da União Internacional das Telecomunicações (ITU), o Brasil é o 5º país do mundo em número total de pessoas que navegam na internet. E soma metade dos acessos da América Latina à rede mundial.
Os países que concentram um número maior de usuários de internet em todo o mundo são China (285 milhões), Estados Unidos (234,4 milhões), Japão (89 milhões) e Índia (86,2 milhões). Somados à Alemanha, o país europeu de maior número de usuários (61,9 milhões), correspondem a mais da metade do total mundial, quase 833 milhões (51,4%).
Dos 44 países avaliados entre 2000 e 2008, nove aumentaram seu número de usuários a um ritmo superior a 40% por ano. Brasil, Colômbia, Cuba e Paraguai são os latinos entre eles. No geral, Paquistão e Marrocos apresentaram os crescimentos mais velozes, 57,5% e 56,2% por ano, respectivamente.
O estudo também revelou que, em 2008, 62% dos acessos a internet no mundo foi feitos por banda larga. A América Latina apresenta a maior porcentagem, 79,2%. Entre os países avaliados, 19 têm mais de 90% das conexões em banda larga. A Coréia tem 100%, Suíça, França, Estados Unidos e Portugal têm 99% ou mais e Espanha tem 96,8%. O Chile é o único país latino-americano nessa categoria, com 97,5% de suas conexões feitas por banda larga.
A maior parte dos países da América Latina está na faixa entre 70% a 80% dos seus acessos feitos por banda larga. Em primeiro lugar, Colômbia (88,8%), seguido de Venezuela (85,4%), Brasil (84,9%), Uruguai (80,1%), México (80%) e Argentina (72,4%). (Da redação, com agências).

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Comentário do Blog da Patty

Achei o assunto muito bom, pois abrange uma cadeia de conhecimentos bem grande,fazendo com que os usuários tenham que ter um conhecimento da História do Brasil.

João Paulo de Lima.
http://pattyirene.blogspot.com

Atividade 4- Aula Power Point

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Utilizando objetos de Aprendizagem
Tema: Educação Ambiental

Objetivos:
Compreender o processo de formação do solo;- Relacionar os fatores climáticos com o processo de formação do solo;- Conhecer os organismos que contribuem para a formação do solo;- Relacionar os tipos de rocha com os solos que estas originam;- Relacionar a produção agrícola com o solo.

Desenvolvimento da aula:
- Conceituar: o que é Educação Ambiental?
- Mostrar animações sobre a Educação Ambiental.
- Abordar formas de prevenir a degradação do Solo.
- Alertar sobre o meio ambiente, as condições em que ele se encontra.
- Mostrar problemas encontrados no meio Ambiental.
- Elaborar formas de solução dos problemas.

Material necessário:
Livros, caderno, lápis e borracha.

Carga Horária: 2h

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Análise de Sotware Educacional

Segue a lista completa:
1. Hot potatoes
2. Open Office Calc
3. Super Logo
4. Winplot
5. Tux Paint
6. Pintando e Descobrindo

Classificação e Análise

1. Hot potatoes
Classificação = Este programas possibilitam a criação de 6 tipos de exercícios interativos para a Web. Compatíveis com todas as versões dos browsers/navegadores Internet Explorer e Netscape e com as plataformas Windows ou Macintosh.
Análise =Um excelente programa para educadores que desejam incrementar suas aulas com exercícios baseados na web.

2. Open Office Calc
Classificação = O OpenOffice.org Calc é uma folha de cálculo (planilha eletrônica) similar ao Microsoft Excel. O Calc possui uma série de funções que não estão presentes no Excel, incluindo um sistema de definição de series para gráficos baseada na disposição dos dados na planilha.
Análise = Tendo em vista que objetivo era fornecer uma alternativa de baixo custo, de alta qualidade e de código aberto, vimos que o proposto foi alcançado.

3. Super Logo
Classificação =Superlogo é uma linguagem de programação utilizada para automação e controle de dispositivos robóticos. Trata-se de um conjunto de comandos ordenados, sob a forma de um programa, que permitem o controle de um objeto (inicialmente, uma tartaruga).
Análise = Os procedimentos de análise e correção no processo de aprendizagem pelo Logo possibilitam a descoberta e diferentes caminhos na solução de problemas, sendo que esses caminhos advêm de um contexto cultural onde não há certo e errado, pois as soluções são pessoais.

4. Winplot
Classificação
= Ferramenta para fazer gráficos 2D e 3D de maneira bastante simples e, intuitiva.
Análise = Este software executa com rapidez e eficiência essas construções gráficas, permitindo verificar imediatamente os efeitos produzidos no gráfico. Traz agilidade nos resultados, excelente para professores da área de exatas.

5 - Tux Paint
Classificação
= Tux Paint é um programa de desenho para crianças. Possui uma interface simples com área de desenho de tamanho fixo, e permite escolher facilmente as imagens gravadas através de miniaturas (sem acesso ao seu sistema de arquivos).
Analise = Ao contrário de outros programas de desenho populares, como o GIMP, possui um conjunto muito limitado de ferramentas. Contudo, proporciona uma interface muito mais simples, além de possuir funções orientadas à crianças, como efeitos sonoros.

6 - Pintando e Descobrindo
Classificação = Software voltado para o público infantil que possui desenhos para colorir.
Análise = Os desenhos estão identificados por pontos e a imagem se forma conforme a tela vai sendo colorida

Proposta de Aplicação de Software

Software 1 – Criando Jogos com Hotpotatoes

1-Tema - A utilização do Hotpotatoes
2-Série atendida - 3º ano do Ensino Médio
3-Objetivos - Proporcionar ao aluno condições para que ele construa seu conhecimento através da pesquisa e reflexão, utilizando a informática como ferramenta para potencializar a aprendizagem.
4-Desenvolvimento da aula
- Criar intimidade com as ferramentas da informática.
- Obter desenvoltura no trabalho com o computador.
- Realizar as atividades propostas que envolvam a utilização do computador.


Software 2 - Pintando e Descobrindo

1-Tema - Utilizando o Software Pintando e Descobrindo para colorir.
2-Série atendida - 3ª série do Ensino Fundamental
3-Objetivos pedagógicos - estimular a percepção visual e a criatividade, trabalhando com as cores primárias e a coordenação motora através da utilização do mouse.
4-Desenvolvimento da aula
- Ideal para as crianças terem um primeiro contato com o computador.
- Além de divertir, ajuda no desenvolvimento da percepção visual, onde o objetivo é descobrir a figura escondida em meio aos traços.





Software 3- Tux Paint

1-Tema - Utilizando o Software Tux Paint para a Disciplina Educação Artística
2-Série atendida - Este tipo de software pode ser usado na Educação Infantil e Ensino Fundamental I
3-Objetivos - Tux Paint é um programa de desenho para crianças. Ele possui uma interface simples com área de desenho de tamanho fixo, e diversas ferramentas de uso muito acessível para as crianças. Possui ainda tarjas explicativas para orientação
4-Desenvolvimento da aula
- Reconhecer a importância do Software Educacional para a educação.
- Os Programas de Desenho e Pintura, desenvolvendo a criatividade e imaginação infantil.- Características adequadas a uma proposta de educação mais construtivista.