terça-feira, 10 de novembro de 2009

A PESQUISA NA ESCOLA-3ª Tarefa

O professor é aquele que tem o papel fundamental para mudança dessa cultura. É justamente o professor quem pode mudar sua postura, não passando apenas o trabalho para o aluno copiar, mas ler, interpretar e reconstituir esse conhecimento. Infelizmente, a grande maioria dos nossos professores de Tudo isso junto cria um verdadeiro labirinto onde é muito fácil alguém se perder, E esta é mesmo a palavra-chave: orientação. Se o professor abrir mão de seu papel fundamental de orientador da aprendizagem de seus alunos, estará se responsabilizando pelo que vier a acontecer com eles ao tentarem atravessar esse labirinto, que na verdade é um grande campo minado.

1-Por que os alunos copiam e colam os trabalhos escolares?
Pela facilidade em que as informações se encontram disponíveis na Internet e pela falta de preocupação do professores em olhar o conteúdo daquilo que é apresentado pelo aluno.

2-Isso acontecia antigamente?
Claro, assim como ainda acontece hoje em dia, com a diferença de que hoje a facilidade é bem maior.

3-O professor pode mudar isso?
Com certeza, o professor deve ser o principal responsável por essa mudança, pois o conhecimento, por definição, envolve compromisso, responsabilidade e ética.

4-Como orientar alunos a fazerem uma pesquisa?
Usando a Internet sim, pois a Internet é o principal meio de comunicação que pode auxiliar o aluno em sua aprendizagem, mais orientar o aluno a usá-la de forma correta, não copiando, mais sim lendo e retirando informações necessárias.

5-Como avaliar?
A melhor forma de avaliar o aluno é desenvolvendo atividades que permitam que ele utilize seu raciocínio para construir seu conhecimento. Após a criação da atividade por parte do aluno, é possível questioná-lo sobre como foi à experiência do aluno ao criar a atividade e o que ele realmente aprendeu com isso

Nenhum comentário:

Postar um comentário